Descubra 5 fatores que causam a perda auditiva

novembro 9, 2019 por Loja Davox0
Descubra-5-fatores-que-causam-a-perda-auditiva-Loja-Davox.png

Com os compromissos do dia a dia e a agenda cada vez mais lotada, muitas pessoas estão deixando de cuidar da saúde, fator que pode contribuir com a perda auditiva. Não manter os cuidados básicos que a audição demanda também é um dos motivos que contribuem com os danos no ouvido

De acordo com dados de uma pesquisa realizada pelo Instituto Locomotiva e a Semana da Acessibilidade Surda, o Brasil tem 10,7 milhões de pessoas com deficiência auditiva, atingindo, na maioria dos casos, os homens.

Prevenir, manter e cuidar da audição são formas de diminuir estes número e incentivar cada vez mais que as pessoas consigam escutar os melhores sons da vida. 

Se você está com dificuldades para ouvir e deseja compreender alguns fatores que podem causar o problema, acompanhe o conteúdo que a Loja Davox preparou para você. 

Exposição aos ruídos 

Pessoas que estão expostas diariamente aos ruídos podem conviver com a perda auditiva. Com o passar do tempo e a falta de proteção, o ouvindo vai sentindo os danos causados pelos altos decibéis

Se você trabalha em um local barulhento, previna-se. Cuide da sua saúde e proteja os ouvidos. Essa é a melhor forma de manter sua audição em dia para ouvir todos os sons que estão ao redor. 

Outra dica é manter as visitas regulares ao médico, assim, caso apareçam os primeiros sintomas de perda auditiva, é possível cuidar do problema desde o início, evitando complicações mais sérias. 

O famoso fone de ouvido 

É cada vez mais comum encontrar crianças, jovens e adultos que estão sempre com fones de ouvido. O utensílio possibilita ouvir músicas e informações com privacidade, entretanto, também pode ser um dos causadores da perda auditiva. 

Vale lembrar que o fone de ouvido deve ser utilizado em situações de necessidade. Caso contrário, prefira ouvir o som sem o dispositivo. A escolha do modelo e do volume também influenciam nas consequências. 

Portanto, tenha cuidado na hora de optar pelo fone e de regular o volume do celular, computador ou notebook. Lembre que a audição merece cuidado em todos os momentos e a prevenção é palavra-chave para evitar a surdez.

A idade pode influenciar 

Infelizmente, a idade também pode ser um dos fatores da perda auditiva. Pessoas após os 60 anos possuem mais chances de conviver com as dificuldades, criando empecilhos no convívio em sociedade. 

A pesquisa feita pelo Instituto Locomotiva e a Semana da Acessibilidade Surda mostra que 57% dos entrevistados que mencionaram problemas com a audição têm mais de 60 anos. 

O fator demonstra a importância dos cuidados nesta idade e como as visitas ao médico podem garantir o que o corpo precisa para ouvir os melhores sons da vida durante muitos anos.

Se você possui mais de 60 anos e está convivendo com dificuldades, procure um fonoaudiólogo ou médico

Cuidado com a pressão alta

A pressão alta também é um dos motivos da perda auditiva.Quando o corpo apresenta este comprometimento, a circulação sanguínea sofrerá alterações. 

Com a dificuldade que o corpo encontra em transportar o sangue para todos os lugares, o ouvido é um dos locais que sofrem danos, afinal, com a falta do líquido ocorre o comprometimento da audição. 

Se o sangue não consegue chegar aos vasos do ouvido, acontece o rompimento do fluxo sanguíneo e surgem as dificuldades para escutar. 

A diabetes pode ser uma vilã

Assim como a pressão alta, a diabetes pode ser uma das causadoras da perda auditiva. Isso ocorre porque o açúcar no sangue dificulta a passagem do líquido pelos vasos, comprometendo diversas funções. 

Assim, com o excesso do açúcar é mais fácil que exista o rompimento de um dos vasos que ligam o ouvido ao cérebro, dificultando a audição. 

De acordo com uma pesquisa realizada pela Associação Americana de Diabetes pessoas que convivem com a doença tem o dobro de chance de desencadear um grau de perda auditiva.

Estar atento aos sinais do corpo é a melhor forma de manter a saúde do organismo e do ouvido. Se você está sentindo dificuldades para escutar, entre em contato com a Loja Davox. Nossa equipe está preparada para atender você. 

Entre em contato com a nossa equipe mais próxima de você, pelos números: (48)3030-9595, (48) 99120-0065 – Florianópolis  e (48)3622-0106 ou (48)99121-0067 – Tubarão.


Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *


Oferecemos o melhor para o paciente, com atendimento personalizado e aparelhos tecnológicos, confortáveis e um design inovador. 

Florianópolis

DAVOX – Ilha
R. Jerônimo Coelho, 338 – Centro
Tel: (48) 3030-9595
Cel: (48) 99120-0065  

Pelo Estado de SC

DAVOX – Tubarão
R. Otto Feuerschuette, 65, sala 2
Ed. Ana Dal Sasso – Vila Moema
Tel: (48) 3622-0106
Cel: (48) 99121-0067 

Parcerias

Instituto Otovida – Florianópolis
Av. Governador Ivo Silveira, 3861
Capoeiras
Tel: (48) 3371-8582

Clínica Sonoro – Criciúma
R. Antônio De Lucca, 100 sala 103
Pio Correa
Tel: (48) 3413-4430
Cel: (48) 99175-4651

2019. Todos os direitos reservados.