Fones de ouvido: qual a relação com a perda de audição?

março 5, 2020 por Loja Davox0
Fones-de-ouvido-qual-a-relação-com-a-perda-de-audição.png

Você já parou para pensar que os fones de ouvido se tornaram um acessório indispensável para escutar música no dia a dia de muitas pessoas? E se você é uma delas, já se perguntou se eles podem causar perda de audição? A resposta é sim!

Seja extravagante, moderno, grande ou tão pequenos que quase ninguém vê, é comum encontrar alguém fazendo uso do aparelho no transporte público, ao se exercitar ou até mesmo no trabalho.

Atualmente, está ficando cada vez mais comum, jovens e adultos com sintomas de perda de audição devido ao mau uso dos fones. A exposição ao som muito alto e o uso inadequado é um dos maiores fatores para a perda auditiva antes dos 60 anos. 

Então, se você tem o hábito de usar fones de ouvido, fique atento aos cuidados necessários para manter a saúde do seu ouvido. No post de hoje, vamos falar um pouco mais sobre o uso dos fones de ouvido, a relação com a perda auditiva e como prevenir esse problema. Boa leitura!

Os fones de ouvido podem causar perda de audição?

Segundo a Organização Mundial da Saúde, mais de 1 bilhão de jovens correm risco de apresentar problemas auditivos ao longo da vida em decorrência da exposição prolongada e excessiva a sons em volume alto, principalmente devido aos fones de ouvido.

Isso vem acontecendo devido ao mau uso dos fones, já que eles são utilizados para canalizar o som diretamente ao ouvido, abafando sons externos, permitindo que a pessoa ouça apenas o que está tocando no aparelho.

Quase sempre os ambientes em que convivemos, proporcionam sons em níveis seguros para as pessoas, já a intensidade elevada em níveis perigosos que os fones de ouvido transmitem quando há mau uso, pode ser gravemente prejudicial a saúde e causar até mesmo perda irreversível de audição.

Qual o limite de volume ideal?

É claro que se você tomar os devidos cuidados com a sua audição, os fones de ouvido se tornam inofensivos para a saúde do seu ouvido. Para que isso aconteça, o limite seguro de som para o ouvido é de 80 decibéis, ou seja, o aparelho tem que ser usado com o volume até a metade para evitar danos a sua audição. Lembre-se, o ideal é ouvir a música e ao mesmo tempo os sons externos também. 

Saiba como prevenir a perda de audição

Não é necessário deixar de utilizar fones de ouvido para prevenir a perda de audição. Neste caso, alguns simples cuidados são o suficiente para garantir e evitar futuros problemas. 

Evite usar os fones de ouvido em ambientes com muito ruído para não ter que elevar em excesso o volume da música, série ou filme. Outro fator importante, é avaliar a qualidade do fone na hora da compra. Se você utiliza com frequência, o recomendável é escolher o headphone, já que ele envolve toda a orelha e tem maior capacidade de barrar sons externos em relação aos fones intra-auriculares. 

Procure também por aparelhos com abafador de ruído, assim sem barulhos externos, você pode utilizar os fones em um nível seguro.

É importante lembrar que o ideal é evitar ficar por mais de uma hora com o fone de ouvido, além de nunca dormir com eles.

Principais sintomas de perda auditiva

Geralmente, a perda auditiva inicia-se de maneira gradual, passando despercebida por muitas pessoas que estão começando a sentir os sintomas desse problema.

Então, se você está suspeitando de perda de audição, confira abaixo a lista dos principais sintomas. 

  • Dificuldade para comunicar-se em lugares ruidosos
  • Necessidade de manter o volume de aparelhos eletrônicos em alto volume 
  • Conversar em um alto volume e com grande esforço
  • Escutar zumbidos
  • Necessidade de leitura labial para compreender a fala

Fique atento aos sinais que apontam para a perda auditiva e procure um profissional otorrinolaringologista caso esteja com suspeitas. 

Conte com a Davox

Se você está convivendo com dificuldades para ouvir, conte com a Davox. Com aparelhos tecnológicos e inovadores, nosso objetivo é contribuir com a sua saúde auditiva.  

Conheça nossos aparelhos auditivos pelo site ou entre em contato pelo número: (48) 3771-8582. Estamos preparados para receber você, até a próxima leitura!


Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *


Oferecemos o melhor para o paciente, com atendimento personalizado e aparelhos tecnológicos, confortáveis e um design inovador. 

Florianópolis

DAVOX – Centro
R. Jerônimo Coelho, 338 – Centro
Tel: (48) 3030-9595
Cel: (48) 99120-0065 

DAVOX – Continente
Av Governador Ivo Silveira, 3861
4° Andar – Capoeiras
Tel: (48)3771-8582
Cel: (48) 99151-0065 

Pelo Estado de SC

DAVOX – Tubarão
R. Otto Feuerschuette, 65, sala 2
Ed. Ana Dal Sasso – Vila Moema
Tel: (48) 3622-0106
Cel: (48) 99121-0067 

DAVOX – Chapecó
Rua: Clevelândia, 377D – Centro (esquina Avenida Porto Alegre)
Tel: (49) 3050-1055
Cel: (49) 99958-1676 

Parcerias

Clínica Sonoro – Criciúma
R. Antônio De Lucca, 100 sala 103 – Pio Correa
Tel: (48) 3413-4430
Cel: (48) 99175-4651

Comunicar- Clínica de Fonoaudiologia – Quilombo
Fonoaudiologia – Quilombo
Av. Coronel Ernesto Bertaso, 464
Edifício Alameda Jardins, sala 05
Cel: (48) 98417-4734

2019. Todos os direitos reservados.