Otite pode causar perda auditiva?

março 16, 2020 por Loja Davox0
Otite-pode-causar-perda-auditiva-blog.png

Se você está convivendo com desconforto e fortes dores no ouvido, pode ser sinal de que está com Otite. Muito comum nessa região, geralmente é um problema corriqueiro e de fácil resolução, porém sem o tratamento correto, a dor pode se estender e causar maiores complicações como a perda auditiva. 

Por isso, vale a pena ficar atento aos diferentes tipos dessa patologia, as possíveis origens e os principais sintomas para preservar a saúde do seu ouvido. 

No post de hoje, vamos ajudar você a entender um pouco mais sobre essa doença e esclarecer as principais dúvidas sobre o assunto. Boa leitura!

O que é otite?

O nosso ouvido é subdivido em três partes: ouvido interno, médio e externo. Toda inflamação que ocorre nessas regiões, causadas por alergias, vírus, bactérias ou fungos, pode ser chamada de Otite

As principais características são as dores de ouvido e tímpano avermelhado, em casos mais graves pode ocorrer a eliminação de secreções amareladas ou esverdeadas, o que aumenta as chances da infecção se tornar ainda mais preocupante. 

Não existe restrição de idade ou gênero, embora seja mais comum entre bebês e crianças pequenas. A seguir, separamos os tipos de otite que você precisa conhecer. Veja!

Os tipos de otite

A otite pode ser categorizada conforme a parte do ouvido que é afetada. Confira os três principais tipos da doença!

Otite externa

É quando a infecção atinge o ouvido externo, ou seja, a porção exterior da orelha, que é composta por duas partes: o pavilhão auricular e o meato acústico externo. Este caso geralmente ocorre devido a bactérias que invadem a profundidade da pele ou pelo surgimento de fungos, decorrentes do acúmulo de umidade no ouvido.

Otite média

A otite média ocorre no ouvido médio, composto pela porção interna do tímpano e externa da cóclea – responsável pela função auditiva – e região que estabelece relação com o nariz. Esse tipo é mais comum no frio, já que está ligado a doenças habituais de outono e inverno, como resfriados, gripes e infecções respiratórias ou na garganta.

Otite interna

Provavelmente o caso mais grave, a otite interna atinge a parte mais profunda do ouvido, onde se encontram o labirinto e a parte interna da cóclea. Com estruturas delicadas e responsáveis, por exemplo pelo equilíbrio, infecções nessa parte merecem maior atenção do paciente.

Causas e sintomas

Esse distúrbio pode acontecer por qualquer processo inflamatório no ouvido. Geralmente, o que os tipos de otite têm em comum é a presença de microrganismos como vírus, fungos ou bactérias.

Para ajudar você, separamos uma lista com os principais sintomas da otite.

  • Dor de ouvido leve ou grave
  • Coceira na orelha
  • Sensação de calor e vermelhidão 
  • Febre
  • Secreções amareladas, esverdeadas ou sanguinolentas saindo do ouvido
  • Perda de apetite
  • Vômitos
  • Dor de cabeça
  • Zumbido 
  • Sensação de pressão no ouvido e som abafado

Em todos os casos é recomendado que o paciente procure por uma avaliação médica devido ao risco de complicações auditivas por falta de tratamento.

Relação da otite com a perda auditiva

A otite pode levar a perda auditiva? Essa é uma das dúvidas mais frequentes em relação a doença e a resposta é sim! Sem tratamento, pode ocorrer acúmulo de secreção no ouvido, imobilização dos ossículos ou rompimento do tímpano. 

Caso chegue a esse ponto, o uso de um aparelho auditivo aparece como opção para recuperar a qualidade de vida e bem-estar do paciente. Neste caso, é importante procurar um especialista para auxiliar na adaptação e escolha do aparelho auditivo certo.

Conte com a Davox

Está com dificuldades para ouvir? Conte com a Davox! Com aparelhos tecnológicos e inovadores, nosso objetivo é contribuir com a sua saúde auditiva.  

Conheça nossos aparelhos auditivos pelo site ou entre em contato pelo número: (48) 3771-8582. Estamos preparados para receber você, até a próxima leitura!


Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *


Oferecemos o melhor para o paciente, com atendimento personalizado e aparelhos tecnológicos, confortáveis e um design inovador. 

Florianópolis

DAVOX – Centro
R. Jerônimo Coelho, 338 – Centro
Tel: (48) 3030-9595
Cel: (48) 99120-0065 

DAVOX – Continente
Av Governador Ivo Silveira, 3861
4° Andar – Capoeiras
Tel: (48)3771-8582
Cel: (48) 99151-0065 

Pelo Estado de SC

DAVOX – Tubarão
R. Otto Feuerschuette, 65, sala 2
Ed. Ana Dal Sasso – Vila Moema
Tel: (48) 3622-0106
Cel: (48) 99121-0067 

DAVOX – Chapecó
Rua: Clevelândia, 377D – Centro (esquina Avenida Porto Alegre)
Tel: (49) 3050-1055
Cel: (49) 99958-1676 

Parcerias

Clínica Sonoro – Criciúma
R. Antônio De Lucca, 100 sala 103 – Pio Correa
Tel: (48) 3413-4430
Cel: (48) 99175-4651

Comunicar- Clínica de Fonoaudiologia – Quilombo
Fonoaudiologia – Quilombo
Av. Coronel Ernesto Bertaso, 464
Edifício Alameda Jardins, sala 05
Cel: (48) 98417-4734

2019. Todos os direitos reservados.