Quais problemas podem levar ao uso do aparelho auditivo?

outubro 8, 2019 por Loja Davox0
Quais-problemas-podem-levar-ao-uso-do-aparelho-auditivo-Loja-Davox.png

Já imaginou passar a vida sem conseguir ouvir nenhum som? Não poder distinguir e reconhecer barulhos tão naturais como o mar ou os pássaros? Infelizmente, muitas pessoas vivem anos sem detectar os sons que existem ao redor. Entretanto, o aparelho auditivo é uma boa opção para melhorar a audição.

De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), 28 milhões de brasileiros convivem com a surdez – problema que pode ser dividido em diversos tipos, conforme o nível da perda auditiva. Os dados são de 2015 e representam 14 % da população.

O aparelho auditivo contribui com a melhora na qualidade de vida, ampliando os sons e incentivando a interação social. Acompanhe o conteúdo que a Davox preparou e entenda mais sobre o uso do aparelho. 

Como funciona a nossa audição?

Assim como todo o corpo, a audição é um mecanismo completo e sensível que pode ser dividido em três partes: orelha externa, orelha média e orelha interna, responsáveis por enviar ao cérebro os sons que escutamos.

A missão da orelha externa é captar os barulhos e direcionar as vibrações até a membrana do tímpano, passando pelos ossos martelo, bigorna e estribo – entrada do ouvido médio. Em seguida, as ondas são transmitidas pelo nervo auditivo até o cérebro, principal responsável por distinguir os sons e reconhecer cada um. 

Os problemas auditivos podem atingir todas as partes do ouvido. Os que atingem a orelha externa são os mais simples. Já aqueles que atingem os ossos da orelha média podem ser resolvidos com a cirurgia.

Entretanto, os problemas da orelha interna são amenizados, na maioria dos casos, com o uso do aparelho auditivo. 

Quais problemas levam ao uso do aparelho auditivo?

Diversos fatores podem contribuir com os problemas de audição. O primeiro deles, e mais comum, é a idade. Já o segundo está relacionado com a constante exposição aos ruídos sonoros. 

De acordo com a OMS, quase 1 bilhão de jovens estão com a audição ameaçada – seja pelos barulhos da vida urbana ou pelo excesso de volume nos fones de ouvido.

As perdas auditivas neurossensoriais são causadas por: ruídos, infecções, acúmulo de cera no ouvido, tímpanos perfurados, danos no ouvido interno ou em vias nervosas. Mais de 446 milhões de pessoas no mundo já possuem algum dos problemas, de acordo com a OMS.

Confira a lista que a loja Davox preparou com os problemas auditivos mais frequentes:

  • Otite;
  • Doença de Ménière;
  • Otosclerose;
  • Tinnitus, mais conhecido como zumbido no ouvido;
  • Neuroma do acústico;
  • Ototoxicidade.;
  • Presbiacusia;
  • Trauma acústico;
  • Problemas relacionados à exposição de ruídos frequentes.

Alguns danos podem ser causados pelo uso de determinados medicamentos, por conta de doenças cardiovasculares, hipertensão, diabetes ou osteoporose. 

Como funciona um aparelho auditivo?

Compreender o funcionamento do aparelho auditivo é fundamental para garantir o uso e a qualidade da audição. O produto, também conhecido como prótese auditiva acústica, chegou ao mercado depois da década de 50.

Atualmente, os modelos e marcas estão em constante transformação, buscando as melhores soluções para os clientes. 

Os aparelhos podem ser de uso interno ou externo e utilizam microfones e amplificadores para aumentar o som que chega ao ouvido. Assim, o indivíduo consegue ouvir melhor os sons que estão ao redor. 

Procure um médico

Caso você esteja sentindo algum sintoma relacionado aos problemas auditivos, procure um fonoaudiologista. Ele será o principal responsável por diagnosticar e compreender o que está acontecendo com o seu corpo, planejando o melhor tratamento e indicando qual deve ser o aparelho auditivo – de acordo com o nível da perda. 

Se está interessado em conhecer os modelos e tipos dos aparelhos auditivos, venha conhecer a loja da Davox. Entre em contato com a nossa equipe pelos números 48) 3030-9595, (48) 99120-0065, (48) 3622-0106 ou (48) 99121-0067 e converse com a nossa equipe.


Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *


Oferecemos o melhor para o paciente, com atendimento personalizado e aparelhos tecnológicos, confortáveis e um design inovador. 

Florianópolis

DAVOX – Ilha
R. Jerônimo Coelho, 338 – Centro
Tel: (48) 3030-9595
Cel: (48) 99120-0065  

Pelo Estado de SC

DAVOX – Tubarão
R. Otto Feuerschuette, 65, sala 2
Ed. Ana Dal Sasso – Vila Moema
Tel: (48) 3622-0106
Cel: (48) 99121-0067 

Parcerias

Instituto Otovida – Florianópolis
Av. Governador Ivo Silveira, 3861
Capoeiras
Tel: (48) 3371-8582

Clínica Sonoro – Criciúma
R. Antônio De Lucca, 100 sala 103
Pio Correa
Tel: (48) 3413-4430
Cel: (48) 99175-4651

2019. Todos os direitos reservados.