Zumbido no ouvido: você sabe o que é?

Com a correria do dia a dia, compromissos, preocupações com os afazeres e a rotina sobrecarregada, muitas pessoas estão deixando de cuidar da saúde, fator que contribui com o surgimento de diversos problemas, incluindo o zumbido no ouvido.
De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), 278 milhões de pessoas convivem com o zumbido no ouvido em todo o mundo. A característica principal é o barulho que esses indivíduos escutam.
O som pode ser similar como de um apito, barulho de uma cigarra, abelha, grilo,chiado ou até mesmo sirene e panela de pressão. As primeiras consequências são irritação, dificuldade para dormir e desconforto.
Acompanhe o conteúdo da Loja Davox e saiba o que é o zumbido no ouvido, causas e formas de tratamento.
O que é zumbido no ouvido?
O zumbido no ouvido, conhecido como tinnitus ou tinido, é um som que não provém do ambiente externo, ou seja, um barulho que afeta apenas o indivíduo que convive com o problema.
Na maioria dos casos, o zumbido no ouvido está relacionado com casos de surdez. Assim, esta característica não é uma doenças, mas sim um sintoma que pode indicar algo mais sério em relação à audição.
A reclamação principal é o barulho que surge e parece estar “dentro” da cabeça. Algumas pessoas podem associar os ruídos com sons de animais, enquanto outras costumam ouvir o barulho da panela de pressão ou até mesmo apito.
Incômodo, irritação, sono, déficit na concentração e desequilíbrio emocional são algumas das consequências mais comuns do zumbido no ouvido.
O problema pode ser detectado em um ou nos dois ouvidos. O som pode ir surgindo aos poucos, conforme as situações do dia a dia ou pode ser contínuo e forte. Em determinadas situações, é possível ouvir mais de um som.
O problema também pode afetar o dia a dia do indivíduo, causando dificuldades para ouvir e manter uma comunicação saudável com todos que estão ao redor.
Intensidade do zumbido
O zumbido no ouvido pode ser de curta ou de longa duração. No primeiro caso, o problema pode ser causado por acúmulo de cera no ouvido ou por inflamações no ouvido – conhecidas como otite.
Entretanto, nas situações de longa duração, ou seja, após seis meses, o problema pode ser caracterizado como zumbido crônico ou persistente. Neste caso, o dano pode ser uma resposta do cérebro a um dano no órgão auditivo.
É fundamental buscar o auxílio de um especialista para compreender o problema e buscar uma forma de tratamento.
Quais são as causas?
Alguns fatores podem contribuir com os casos de zumbido no ouvido, tanto em questão de idade como medicamentos ingeridos. Acompanhe a lista:
- Envelhecimento;
- Exposição ao ruído;
- Trauma sonoro;
- Mudança de pressão;
- Medicamentos (analgésico, diurético e anticoncepcional);
- Ansiedade;
- Depressão;
- Diabetes;
- Enxaqueca;
- Hipotireoidismo;
- Problemas na articulação temporomandibular (ATM).
Vale ressaltar que cada caso é específico, ou seja, o dano pode surgir por determinados motivos ou situações. O médico será responsável por compreender a situação e diagnosticar o problema.
Potencializando o zumbido no ouvido
Alguns hábitos irregulares podem contribuir com o agravamento do zumbido no ouvido, danificando ainda mais a audição e o bem-estar.
O consumo excessivo de café, chá preto, mate, refrigerante, carboidrato e chocolate podem desencadear crises. Longos tempos de jejum, insônia e situações de ansiedade e estresse também podem contribuir com o zumbido no ouvido.
Existe tratamento?
Como o zumbido no ouvido pode estar associado com diversas patologias, o primeiro passo, ao perceber o problema, é procurar por um especialista.
O médico será responsável por questionar as causas do problema e planejar a melhor forma de tratamento para devolver a qualidade de vida e o prazer de ouvir com clareza os melhores sons da vida.
Como o problema é característico e individual, o tratamento também deve ser individualizado, conforme recomendações do especialista.
Conte com a Davox
Se você está convivendo com dificuldades para ouvir, conte com a Davox. Nossa loja é a única parceira da Unitron em Santa Catarina. Com aparelhos tecnológicos e inovadores, o objetivo é contribuir com a sua saúde auditiva.
Clique aqui e conheça nosso aparelhos auditivos. Se preferir, entre em contato com a central de atendimento pelos números (48)3030-9595, (48) 99120-0065 – Florianópolis e (48)3622-0106 ou (48)99121-0067 – Tubarão.
Um comentário
Pingback: Otite pode causar perda auditiva? - Loja Davox