Zumbido no ouvido: você sabe o que é?

novembro 26, 2019 por Loja Davox1
Zumbido-no-ouvido-voce-sabe-o-que-e_loja_davox.jpg

Com a correria do dia a dia, compromissos, preocupações com os afazeres e a rotina sobrecarregada, muitas pessoas estão deixando de cuidar da saúde, fator que contribui com o surgimento de diversos problemas, incluindo o zumbido no ouvido. 

De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), 278 milhões de pessoas convivem com o zumbido no ouvido em todo o mundo. A característica principal é o barulho que esses indivíduos escutam. 

O som pode ser similar como de um apito, barulho de uma cigarra, abelha, grilo,chiado ou até mesmo sirene e panela de pressão. As primeiras consequências são irritação, dificuldade para dormir e desconforto. 

Acompanhe o conteúdo da Loja Davox e saiba o que é o zumbido no ouvido, causas e formas de tratamento. 

O que é zumbido no ouvido?

O zumbido no ouvido, conhecido como tinnitus ou tinido, é um som que não provém do ambiente externo, ou seja, um barulho que afeta apenas o indivíduo que convive com o problema. 

Na maioria dos casos, o zumbido no ouvido está relacionado com casos de surdez. Assim, esta característica não é uma doenças, mas sim um sintoma que pode indicar algo mais sério em relação à audição. 

A reclamação principal é o barulho que surge e parece estar “dentro” da cabeça. Algumas pessoas podem associar os ruídos com sons de animais, enquanto outras costumam ouvir o barulho da panela de pressão ou até mesmo apito. 

Incômodo, irritação, sono, déficit na concentração e desequilíbrio emocional são algumas das consequências mais comuns do zumbido no ouvido. 

O problema pode ser detectado em um ou nos dois ouvidos. O som pode ir surgindo aos poucos, conforme as situações do dia a dia ou pode ser contínuo e forte. Em determinadas situações, é possível ouvir mais de um som. 

O problema também pode afetar o dia a dia do indivíduo, causando dificuldades para ouvir e manter uma comunicação saudável com todos que estão ao redor.

Intensidade do zumbido 

O zumbido no ouvido pode ser de curta ou de longa duração. No primeiro caso, o problema pode ser causado por acúmulo de cera no ouvido ou por inflamações no ouvido – conhecidas como otite. 

Entretanto, nas situações de longa duração, ou seja, após seis meses, o problema pode ser caracterizado como zumbido crônico ou persistente. Neste caso, o dano pode ser uma resposta do cérebro a um dano no órgão auditivo. 

É fundamental buscar o auxílio de um especialista para compreender o problema e buscar uma forma de tratamento. 

Quais são as causas?

Alguns fatores podem contribuir com os casos de zumbido no ouvido, tanto em questão de idade como medicamentos ingeridos. Acompanhe a lista:

  • Envelhecimento;
  • Exposição ao ruído;
  • Trauma sonoro;
  • Mudança de pressão;
  • Medicamentos (analgésico, diurético e anticoncepcional);
  • Ansiedade;
  • Depressão; 
  • Diabetes; 
  • Enxaqueca;
  • Hipotireoidismo;
  • Problemas na articulação temporomandibular (ATM).

Vale ressaltar que cada caso é específico, ou seja, o dano pode surgir por determinados motivos ou situações. O médico será responsável por compreender a situação e diagnosticar o problema. 

Potencializando o zumbido no ouvido 

Alguns hábitos irregulares podem contribuir com o agravamento do zumbido no ouvido, danificando ainda mais a audição e o bem-estar. 

O consumo excessivo de café, chá preto, mate, refrigerante, carboidrato e chocolate podem desencadear crises. Longos tempos de jejum, insônia e situações de ansiedade e estresse também podem contribuir com o zumbido no ouvido. 

Existe tratamento? 

Como o zumbido no ouvido pode estar associado com diversas patologias, o primeiro passo, ao perceber o problema, é procurar por um especialista. 

O médico será responsável por questionar as causas do problema e planejar a melhor forma de tratamento para devolver a qualidade de vida e o prazer de ouvir com clareza os melhores sons da vida. 

Como o problema é característico e individual, o tratamento também deve ser individualizado, conforme recomendações do especialista.

Conte com a Davox

Se você está convivendo com dificuldades para ouvir, conte com a Davox. Nossa loja é a única parceira da Unitron em Santa Catarina. Com aparelhos tecnológicos e inovadores, o objetivo é contribuir com a sua saúde auditiva. 

Clique aqui e conheça nosso aparelhos auditivos. Se preferir, entre em contato com a central de atendimento pelos números (48)3030-9595, (48) 99120-0065 – Florianópolis  e (48)3622-0106 ou (48)99121-0067 – Tubarão.


Um comentário

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *


Oferecemos o melhor para o cliente, com atendimento personalizado e aparelhos tecnológicos, confortáveis e um design inovador. 

Florianópolis

DAVOX – Florianópolis
Av Governador Ivo Silveira, 3861
4° Andar – Capoeiras
Tel: (48)3771-8582
Cel: (48) 99151-0065 

Outras Unidades

Unidade Tubarão – SC
R. Otto Feuerschuette, número 65, sala 2
Ed Ana Dal Sasso – Vila Moema
Tel: (48) 3622-0106
Cel: (48) 99121-0067 

Unidade Chapecó – SC
Rua Clevelândia, 377D – Centro
Tel: (49) 3050-1055
Cel: (49) 99958-1676  

Parcerias

Comunicar Clínica de Fonoaudiologia – Quilombo
Avenida Coronel Ernesto Bertaso, Edifício Alameda Jardins, Nº 464, SL 05. Quilombo/SC
Cel: (49) 99841-4734

 

2019. Todos os direitos reservados.