Davox
25/04/2023
Gostou desse conteúdo? Compartilhe!

7 dicas para cuidar da audição

A audição é um dos sentidos mais importantes do corpo humano, afinal, é por meio do sons que conseguimos reconhecer situações, além de contribuir com a comunicação e a percepção de espaço. Mas, será que você tem cuidado de forma certa da sua audição?

De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), realizada em 2010, são 10 milhões de surdos no Brasil, número que representa 5% da população. 

Para evitar o problemas, é fundamental seguir algumas dicas para manter a audição em dia. Está preparado para acompanhar algumas formas de prevenção e cuidado?

Exposição aos ruídos 

Muitas pessoas convivem diariamente com a exposição aos ruídos, seja pela localização em que moram ou até mesmo por atividades diárias no trabalho. 

Afinal, muitas pessoas trabalham em linhas de montagem e indústrias e fábricas. Se você faz parte da porcentagem de trabalhadores que estão expostos aos problema, não deixe de cuidar da sua audição. 

Mantenha os protetores sempre por perto e utilize todos os utensílios disponibilizados pela empresa no horário de trabalho. A sua segurança vem em primeiro lugar!

Cuidado com os fones de ouvido 

Já é comum encontrar pessoas andando pelas ruas com fones de ouvido, seja em parques, academia ou até mesmo no transporte público. 

Porém, o uso excessivo do produto pode comprometer a audição, causando sérios danos e a dificuldade na comunicação. 

Se você faz uso diário dos fones de ouvido, procure utilizar de maneira adequada e com o volume baixo. O cuidado com a sua saúde auditiva deve ser todos os dias.

Limpe corretamente o ouvido 

Outro fator importante e que faz toda a diferença é o cuidado na hora de limpar o ouvido. Muitas pessoas acabam machucando ou danificando a audição no momento da limpeza. 

O ideal é conversar com o seu fonoaudiólogo para saber qual é a maneira correta e em quais momentos a limpeza realmente deve ser feita. 

Evite as caixas de som

As festas e os encontros com os amigos são momentos de descontração e muita música. Entretanto, tenha cuidado!

Ficar perto das caixas pode ocasionar aquela sensação de surdez no dia seguinte, além de danificar a audição. 

Por isso, procure manter uma distância aceitável das caixas de som para garantir uma boa festa e a saúde em dia na manhã seguinte, sem nenhum dano.

Fique atento às doenças do ouvido 

Otite, inflamações e falta de cuidado podem ser a causa de danos permanentes em sua audição. 

Portanto, esteja atento aos problemas que podem afetar o funcionamento do ouvido e, assim que surgirem, procure por um médico ou especialista. 

Dê descanso à sua audição 

Assim como o organismo, a audição também precisa de alguns momentos de descanso. Crie o hábito de passar alguns minutos em locais silenciosos, proporcionando o bem-estar que o seu ouvido merece. 

Aproveite o descanso para relaxar ou fazer a leitura de um bom livro. Em poucos dias você vai sentir a diferença e o bem que está fazendo para o bom funcionamento do seu organismo. 

Visite um fonoaudiólogo

Se estiver com problemas, procure por um fonoaudiólogo. O especialista será responsável por avaliar os problemas e definir a melhor forma de tratamento para amenizar os danos. 

A Loja Davox pode te ajudar. Oferecemos desde o atendimento fonoaudiológico até a venda de aparelhos, incluindo orientações em todas as etapas do cuidado. Entre em contato com a nossa central de atendimento pelo número (48) 3771-8582 ou Whatsapp (48) 99151-0065. Você também pode entrar em contato e esclarecer suas dúvidas pelo nosso site aqui.

Nossa loja está em São José Santa Catarina. A Davox é a única representante da Unitron no Estado de Santa Catarina!

Faça algo por você e cuide da sua saúde auditiva ainda hoje.

Assine nossa newsletter