Davox
25/04/2023
Gostou desse conteúdo? Compartilhe!

Audiometria: quando realizar?

Dificuldade constante para ouvir sons e vozes é uma das características de quem convive com problemas auditivos. Neste caso, o exame da audiometria é o mais indicado para compreender como está a saúde do ouvido. 

Poucas pessoas sabem, mas existem milhares de brasileiros com problemas de audição. De acordo com números da Organização Mundial da Saúde (OMS), 360 milhões de indivíduos convivem com a surdez em todo o mundo. 

Entretanto, o cenário pode ser ainda mais preocupante nos próximos anos, já que a expectativa é que o problema alcance 900 milhões de pessoas até 2050! 

Se você está convivendo com dificuldades para escutar, acompanhe o conteúdo que a Loja Davox preparou para você e conheça a importância do exame de audiometria. Está preparado para a leitura?

O que é audiometria?

Antes de mencionar quando o procedimento deve ser realizado, vale compreender o que é a audiometria

O exame é fundamental para avaliar a adição, portanto, se você está com dificuldades para ouvir, este teste é ideal para medir como está a saúde auditiva. 

Vale ressaltar que o exame deve ser realizado por um profissional capacitado, ou seja, por um fonoaudiólogo. Este especialista será responsável por compreender os aspectos importantes da audição, além de conduzir todas as etapas da avaliação. 

Após o procedimento, o paciente recebe o resultado em audiograma, gráfico que ilustra a capacidade auditiva e os possíveis problemas no ouvido. 

Qual é a audiometria ideal?

Antes de procurar por um especialista e solicitar uma audiometria, é importante saber que existem alguns tipos de teste. Portanto, cada paciente deve fazer uma forma do procedimento, de acordo com o caso e a necessidade. 

Vamos conhecer alguns tipos de audiometria?

  • Audiometria tonal: é um teste para avaliar o grau e o tipo de perda auditiva. O procedimento é realizado em uma cabine acústica, com o auxílio de um fone de ouvido. O objetivo é que o indivíduo levante a mão para sinalizar os sons que está escutando. O procedimento é indolor e pode ser realizado por adultos, idosos e crianças; 
  • Audiometria vocal: detecta a capacidade de ouvir e compreender a fala. O procedimento também é realizado em uma cabine acústica e o paciente deve repetir as palavras que ouvir. O exame é indicado para analisar possíveis problemas de audição e decisivo na hora da escolha do aparelho auditivo;
  • Audiometria em campo livre: semelhante ao procedimento da audiometria tonal. A diferença é que o indivíduo não vai utilizar um fone de ouvido, já que os sons são transmitidos por meio de caixas;
  • Audiometria com reforço visual (VRA): o procedimento é indicado para crianças, já que o objetivo é compreender e avaliar as reações dos pequenos enquanto o som é emitido. Além deste tipo de exame, as crianças também podem optar pela audiometria lúdica e audiometria de observação comportamental. 

Quando realizar a audiometria?

O procedimento deve ser solicitado nos casos em que existe a suspeita de perda de audição. O teste também é indicado quando há suspeita de traumas, tímpano rompido ou o uso excessivo de alguns medicamentos por muito tempo. 

Quando há infecção ou casos de perda auditiva hereditária, o procedimento deve ser realizado. 

Se você deseja compreender mais fatores que causam a perda auditiva, clique aqui e confira algumas explicações. 

Busque por profissionais qualificados 

Se você está com alguma dificuldade para ouvir, procure por um médico. Ele será responsável por compreender o problema e solicitar exames para comprovar ou não possíveis problemas. 

Se você precisa realizar a audiometria, entre em contato com a Loja Davox. Nosso fonoaudiólogo está preparado para realizar os exames e oferecer as instruções necessárias em cada procedimento. Entre em contato com a nossa central de atendimento pelo número (48) 3771-8582 ou Whatsapp (48) 99151-0065

Faça algo por você e cuide da sua saúde auditiva ainda hoje.

Assine nossa newsletter