Perda auditiva: descubra 5 fatores que causam
Com os compromissos do dia a dia e a agenda cada vez mais lotada, muitas pessoas estão deixando de cuidar da saúde, fator que pode contribuir com a perda auditiva. Não manter os cuidados básicos que a audição demanda também é um dos motivos que contribuem com os danos no ouvido.
De acordo com dados de uma pesquisa realizada pelo Instituto Locomotiva e a Semana da Acessibilidade Surda, o Brasil tem 10,7 milhões de pessoas com deficiência auditiva, atingindo, na maioria dos casos, os homens.
Prevenir, manter e cuidar da audição são formas de diminuir estes número e incentivar cada vez mais que as pessoas consigam escutar os melhores sons da vida.
Se você está com dificuldades para ouvir e deseja compreender alguns fatores que podem causar o problema, acompanhe o conteúdo que a Loja Davox preparou para você.
Exposição aos ruídos
Pessoas que estão expostas diariamente aos ruídos podem conviver com a perda auditiva. Com o passar do tempo e a falta de proteção, o ouvindo vai sentindo os danos causados pelos altos decibéis.
Se você trabalha em um local barulhento, previna-se. Cuide da sua saúde e proteja os ouvidos. Essa é a melhor forma de manter sua audição em dia para ouvir todos os sons que estão ao redor.
Outra dica é manter as visitas regulares ao médico, assim, caso apareçam os primeiros sintomas de perda auditiva, é possível cuidar do problema desde o início, evitando complicações mais sérias.
O famoso fone de ouvido
É cada vez mais comum encontrar crianças, jovens e adultos que estão sempre com fones de ouvido. O utensílio possibilita ouvir músicas e informações com privacidade, entretanto, também pode ser um dos causadores da perda auditiva.
Vale lembrar que o fone de ouvido deve ser utilizado em situações de necessidade. Caso contrário, prefira ouvir o som sem o dispositivo. A escolha do modelo e do volume também influenciam nas consequências.
Portanto, tenha cuidado na hora de optar pelo fone e de regular o volume do celular, computador ou notebook. Lembre que a audição merece cuidado em todos os momentos e a prevenção é palavra-chave para evitar a surdez.
A idade pode influenciar
Infelizmente, a idade também pode ser um dos fatores da perda auditiva. Pessoas após os 60 anos possuem mais chances de conviver com as dificuldades, criando empecilhos no convívio em sociedade.
A pesquisa feita pelo Instituto Locomotiva e a Semana da Acessibilidade Surda mostra que 57% dos entrevistados que mencionaram problemas com a audição têm mais de 60 anos.
O fator demonstra a importância dos cuidados nesta idade e como as visitas ao médico podem garantir o que o corpo precisa para ouvir os melhores sons da vida durante muitos anos.
Se você possui mais de 60 anos e está convivendo com dificuldades, procure um fonoaudiólogo ou médico.
Cuidado com a pressão alta
A pressão alta também é um dos motivos da perda auditiva.Quando o corpo apresenta este comprometimento, a circulação sanguínea sofrerá alterações.
Com a dificuldade que o corpo encontra em transportar o sangue para todos os lugares, o ouvido é um dos locais que sofrem danos, afinal, com a falta do líquido ocorre o comprometimento da audição.
Se o sangue não consegue chegar aos vasos do ouvido, acontece o rompimento do fluxo sanguíneo e surgem as dificuldades para escutar.
A diabetes pode ser uma vilã
Assim como a pressão alta, a diabetes pode ser uma das causadoras da perda auditiva. Isso ocorre porque o açúcar no sangue dificulta a passagem do líquido pelos vasos, comprometendo diversas funções.
Assim, com o excesso do açúcar é mais fácil que exista o rompimento de um dos vasos que ligam o ouvido ao cérebro, dificultando a audição.
De acordo com uma pesquisa realizada pela Associação Americana de Diabetes pessoas que convivem com a doença tem o dobro de chance de desencadear um grau de perda auditiva.
Estar atento aos sinais do corpo é a melhor forma de manter a saúde do organismo e do ouvido. Se você está sentindo dificuldades para escutar, entre em contato com a Loja Davox. Nossa equipe está preparada para atender você.
Entre em contato com a nossa central de atendimento pelo número (48) 3771-8582 ou Whatsapp (48) 99151-0065 e você também pode entrar em contato e esclarecer suas dúvidas pelo nosso site aqui.