Reabilitação auditiva: entenda como pode melhorar sua audição
A audição é um sentido importante para a comunicação e integração social do indivíduo. Assim, perdas auditivas podem afetar diretamente a qualidade de vida e o bem-estar emocional. Felizmente, a reabilitação auditiva é uma alternativa que pode melhorar significativamente esta condição.
Seu objetivo é recuperar ou maximizar a capacidade auditiva, dependendo de cada caso, possibilitando ao paciente uma melhora da comunicação e qualidade de vida.
Ao longo deste texto vamos explorar os principais aspectos da reabilitação auditiva. Acompanhe a leitura!
O que é fonoterapia?
Também conhecida como terapia da fala, a fonoterapia é um tratamento realizado por fonoaudiólogos que busca prevenir, avaliar e tratar distúrbios de comunicação e linguagem relacionados à fala, voz, linguagem oral e escrita, audição e cognição.
Em casos de perda auditiva, o tratamento utiliza exercícios e técnicas para ajudar a desenvolver ou recuperar a habilidade de ouvir e compreender os sons ao seu redor, sendo um dos métodos mais utilizados na reabilitação auditiva.
O que o paciente pode esperar da fonoterapia?
Durante o tratamento, o profissional irá avaliar a capacidade auditiva do paciente, estabelecer objetivos terapêuticos e desenvolver um plano de treinamento personalizado de acordo com as demandas individuais.
Vale ressaltar que a fonoterapia é um processo contínuo, e a colaboração do paciente e de sua família é essencial para alcançar os melhores resultados.
Como é feita a reabilitação auditiva?
A reabilitação auditiva permite a estimulação adequada da via auditiva para a realização dos ajustes neurais necessários ao desenvolvimento das habilidades para que o indivíduo seja capaz de ouvir, diferenciar, reconhecer e compreender os sons.
Inicialmente é realizada uma avaliação audiológica para determinar o grau e tipo de perda auditiva. Após o diagnóstico, inicia-se o processo terapêutico com exercícios que ajudarão a desenvolver a capacidade de ouvir.
Também é feita a seleção e adaptação de dispositivos que permitem um maior estímulo auditivo, como aparelhos auditivos e implantes cocleares. O profissional irá indicar o tipo mais adequado e ensinar sobre o funcionamento e cuidado do aparelho.
Por último, é comum que o tratamento englobe sessões de terapia fonoaudiológica, com o objetivo de auxiliar o paciente a desenvolver habilidade de comunicação e a lidar com os efeitos emocionais decorrentes da perda auditiva.
É possível reverter a perda auditiva?
A resposta varia de acordo com a causa. São consideradas perdas auditivas temporárias as causadas por infecções e excesso de cera no ouvido, por exemplo. Após o tratamento adequado, o paciente tende a recuperar sua audição inicial.
Já em casos nos quais ocorrem danos severos nas células ciliadas da cóclea, responsáveis pela captação de sons, a perda é irreversível. Nessa situação, a reabilitação auditiva pode ajudar a maximizar a capacidade auditiva do paciente.
É fundamental procurar por profissionais especializados logo que os primeiros sintomas forem percebidos. Quanto mais cedo a causa for identificada e tratada, melhores serão as chances de preservar ou melhorar a audição.
Leia mais – Perda auditiva: Conheça os tipos, causas e tratamentos
Quanto tempo demora para a audição voltar ao normal?
A melhora na audição após a reabilitação auditiva pode variar de acordo com diversos fatores, como a causa e o grau da perda auditiva, o tipo de tratamento utilizado e a resposta individual do paciente ao tratamento.
Em certos casos, como na adaptação de aparelhos auditivos, a melhora pode ser imediata. Entretanto, em situações como no treinamento auditivo, na terapia auditiva e no implante coclear, é comum que mudanças significativas na audição levem semanas ou até meses para serem notadas.
Conte Conosco
A Davox é uma empresa com mais de 28 anos de experiência no mercado de saúde auditiva. Oferecemos desde o atendimento fonoaudiológico até a venda de aparelhos, incluindo orientações em todas as etapas do cuidado.
Entre em contato conosco através do nosso telefone (48) 3771-8582 ou whatsapp (48) 99151-0065. Você também pode entrar em contato e esclarecer suas dúvidas aqui.