Doença de Menière: o que é, sintomas e tratamento
Conhecida por provocar alterações no ouvido interno e trazer episódios de vertigem: estamos falando da doença de menière, uma doença do labirinto que pode causar dificuldades na audição e assim, consequentemente, na qualidade de vida.
Acompanhe este post e saiba tudo sobre essa condição: o que é, sintomas, causas e tratamento. Boa leitura!
O que é a doença de menière?
Antes de entendermos o que é essa condição, é importante entender sobre o funcionamento do ouvido.
A orelha interna mantém seu líquido armazenado em uma estrutura em forma de bolsa chamada de saco endolinfático. Nesta estrutura, o líquido é secretado e absorvido de forma contínua. No entanto, quando ocorre alguma falha nesse processo, gerando um excesso de pressão neste líquido, pode tratar-se da doença de menière.
A doença de menière caracteriza-se como um distúrbio o qual causa ataques constantes de vertigem, fazendo com que o paciente sinta como se tudo estivesse girando ao seu redor. Além disso, perda de audição e zumbidos frequentes também são comuns nesta condição.
As causas desta condição ainda são desconhecidas, no entanto, sabe-se até então que a doença é mais comum entre os 20 e 50 anos de idade.
Sintomas
Os sintomas da doença de menière podem variar de um paciente para outro, mas de maneira geral, eles incluem:
- Vertigens constantes (que podem durar até 24 horas em casos graves);
- Perda do equilíbrio;
- Enxaqueca;
- Zumbido no ouvido;
- Diminuição ou perda da audição;
- Sensação de entupimento ou pressão no ouvido;
- Náuseas e vômitos.
Como é feito o diagnóstico?
Inicialmente, o médico analisa os sintomas relatados pelo paciente. Em seguida, podem ser realizados exames de audição ou Ressonância magnética com contraste à base de gadolínio (RM), para investigar e descartar outras possíveis causas.
Tratamento para a doença de menière
Para auxiliar nos momentos de crise da doença, o médico indica medicamentos para aliviar a vertigem e os demais sintomas auditivos, e de náuseas e vômitos. Esses medicamentos podem incluir diuréticos, corticoides, vasodilatadores ou imunossupressores para diminuir a atividade imune no ouvido.
Antes de tudo, o mais importante é a prevenção. Com isso, é importante evitar o consumo excessivo de álcool, cafeína e sal. Isso pode auxiliar nos ataques de vertigem.
Confira a seguir outros tipos de tratamento.
Reabilitação Vestibular
Quando as crises de vertigem chegam a ser incapacitantes, a reabilitação vestibular pode ser uma opção de tratamento, o qual consiste em um grupo de exercícios personalizados (conforme a necessidade do paciente) que associado ao uso de medicamentos e modificações dos hábitos de vida auxiliam na redução dos sintomas de vertigem e tontura.
Tratamentos invasivos
Em casos muito graves, alguns tratamentos mais invasivos são indicados. Esse tipo de intervenção tem como objetivo a redução da pressão dos líquidos na região interna da orelha.
O menos destrutivo desses procedimentos é chamado descompressão do saco endolinfático. Nesse tipo de tratamento, uma camada de material plástico flexível é inserida no ouvido interno, sob o osso do saco endolinfático.
Se você se identifica com os sintomas citados anteriormente, busque ajuda médica para obter um diagnóstico assertivo e iniciar o tratamento recomendado.
Conte com a Davox
Nos mais de 25 anos de trajetória, nosso objetivo continua sendo o mesmo: oferecer o melhor para os catarinenses, com atendimento personalizado, aparelhos tecnológicos, confortáveis e com um design inovador.
Oferecemos desde o atendimento fonoaudiológico até a venda de aparelhos, incluindo orientações em todas as etapas do cuidado.
Entre em contato com a nossa central de atendimento pelo número (48) 3771-8582 ou Whatsapp (48) 99151-0065 e você também pode entrar em contato e esclarecer suas dúvidas pelo nosso site aqui.