Davox
25/04/2023
Gostou desse conteúdo? Compartilhe!

6 doenças auditivas mais comuns

O ouvido é um órgão sensível e avançado do corpo humano. Desde detectar até transmitir e traduzir sons, uma outra função do ouvido é manter nosso senso de equilíbrio. No mundo inteiro, cerca de meio bilhão de pessoas (quase 8% da população mundial) apresenta perda de audição. Assim, conhecer sobre as principais doenças auditivas, seus sintomas e como preveni-las é fundamental.

Neste conteúdo, vamos abordar as doenças auditivas mais comuns e as principais informações sobre cada uma delas. Acompanhe!

Quais os sintomas de perda auditiva?

As causas da perda auditiva são diversas, podendo ser ocasionada tanto por fatores genéticos (quando a criança já nasce com essa condição) como adquirida ao longo da vida, podendo ser causada por diferentes motivos.

Acompanhe a seguir as doenças auditivas mais comuns.

6 doenças auditivas mais comuns

1. Otite

A otite caracteriza-se como uma infecção no ouvido médio (espaço com ar e que fica atrás do tímpano). Devido à infecção e ao acúmulo de secreção nessa região, é comum que a otite cause dores muito incômodas.

Sua causa é derivada de infecção por vírus ou bactérias e pode afetar apenas um ou ambos os ouvidos.

Dores, vermelhidão, inchaço e dificuldade auditiva são alguns dos principais sintomas da Otite. Normalmente, as crianças são as mais afetadas devido a um sistema imunológico mais sensível e do posicionamento das estruturas anatômicas relacionadas à audição. Porém, essa infecção pode ocorrer em qualquer idade.

2. Labirintite

As labirintopatias, popularmente chamadas de labirintites, são doenças da orelha interna (labirinto) que podem ser ocasionadas por vários distúrbios como lesões na orelha interna, diabetes, alterações na coluna ou cardiovasculares, problemas emocionais, consumo excessivo de álcool e tabaco, entre outros.

Tontura, náusea, dor de cabeça e falta de ar, são os principais sintomas da labirintite.

3. Zumbido

A Academia Americana de Otorrinolaringologista e Cirurgia de Cabeça e Pescoço define o zumbido – também chamado de tinnitus – como a percepção do som sem a presença de uma fonte externa.

Na maioria dos casos, o zumbido é uma percepção auditiva “fantasma”, sendo percebida apenas pelo paciente, o que acaba dificultando a investigação do problema.

O “tipo” do zumbido no ouvido pode variar. Enquanto algumas pessoas escutam uma espécie de chiado ou apito, outras podem escutar em casos mais raros algo semelhante ao barulho de um coração batendo ou cliques e estalos.

Além disso, o zumbido pode afetar apenas um ou ambos os ouvidos. A intensidade pode variar, podendo ser baixa, alta ou variar ao longo do dia.

Algumas das principais causas do zumbido no ouvido incluem:

  • Infecções e lesões no ouvido;
  • Excesso de cera;
  • Envelhecimento;
  • Medicamentos;
  • Corpos estranhos e lesões no canal auditivo;
  • Traumas acústicos e barulhos excessivos;
  • Perda auditiva;
  • Doenças cardiovasculares ou neurológicas;
  • Problemas odontológicos;
  • Doenças psiquiátricas ou estresse.

  4. Doença de Ménière

A doença de Ménière é outra doença do ouvido que atinge o labirinto. Ela está relacionada a uma falha no sistema linfático, causando um excesso de líquido no labirinto, chamado de endolinfa. Isso faz com que a drenagem não ocorra corretamente e ocasione em infecções e alergias que prejudicam o ouvido.

Os sintomas são perda auditiva, pressão, inchaço e zumbido. Quando não devidamente tratada, a condição pode levar a vertigem e náuseas.

  5. Otosclerose

A otosclerose caracteriza-se como uma doença que faz com que haja um crescimento anormal do estribo (um dos ossos internos do ouvido), ocasionando na reabsorção e crescimento anormal de tecido ósseo. Isso faz com que a movimentação dos ossículos da audição seja prejudicada, assim como a condução desse som para a orelha interna, causando, assim, dificuldades na capacidade auditiva.

Dependendo do caso, o tratamento poderá ser cirúrgico ou com aparelho auditivo.

  6. Neuroma do Acústico

Embora seja considerado um tumor, o neuroma do acústico (schwannoma vestibular) não é maligno e é raro. Sua principal causa está relacionada ao nervo vestibular, também conhecido como nervo do equilíbrio, localizado no ouvido interno.

Zumbidos, vertigens, tonturas, dores de cabeça e visão dupla são os principais sintomas dessa condição. À medida que o tumor cresce, também pode haver perda auditiva e problemas relacionados à coordenação motora.

Há dois fatores de risco para o neuroma: ser transmitida pela mãe ou pai, ou a criança ter a cabeça e pescoço expostos à radiação.

Até aqui você acompanhou as doenças auditivas mais comuns. Lembre-se: é fundamental atentar-se a qualquer sinal de doença ou perda auditiva. Procure um médico especialista, ele irá indicar o diagnóstico e tratamento mais adequado.

Conte com a Davox

Nos mais de 25 anos de trajetória, nosso objetivo continua sendo o mesmo: oferecer o melhor para os catarinenses, com atendimento personalizado, aparelhos tecnológicos, confortáveis e com um design inovador. 

Oferecemos desde o atendimento fonoaudiológico até a venda de aparelhos, incluindo orientações em todas as etapas do cuidado.

Entre em contato conosco através do nosso telefone (48) 3771-8582 ou Whatsapp (48) 99151-0065. Você também pode entrar em contato conosco e esclarecer suas dúvidas aqui.

Assine nossa newsletter