Otite pode causar perda auditiva?
Se você está convivendo com desconforto e fortes dores no ouvido, pode ser sinal de que está com Otite. Muito comum nessa região, geralmente é um problema corriqueiro e de fácil resolução, porém sem o tratamento correto, a dor pode se estender e causar maiores complicações como a perda auditiva.
Por isso, vale a pena ficar atento aos diferentes tipos dessa patologia, as possíveis origens e os principais sintomas para preservar a saúde do seu ouvido.
No post de hoje, vamos ajudar você a entender um pouco mais sobre essa doença e esclarecer as principais dúvidas sobre o assunto. Boa leitura!
O que é otite?
O nosso ouvido é subdivido em três partes: ouvido interno, médio e externo. Toda inflamação que ocorre nessas regiões, causadas por alergias, vírus, bactérias ou fungos, pode ser chamada de Otite.
As principais características são as dores de ouvido e tímpano avermelhado, em casos mais graves pode ocorrer a eliminação de secreções amareladas ou esverdeadas, o que aumenta as chances da infecção se tornar ainda mais preocupante.
Não existe restrição de idade ou gênero, embora seja mais comum entre bebês e crianças pequenas. A seguir, separamos os tipos de otite que você precisa conhecer. Veja!
Os tipos de otite
A otite pode ser categorizada conforme a parte do ouvido que é afetada. Confira os três principais tipos da doença!
Otite externa
É quando a infecção atinge o ouvido externo, ou seja, a porção exterior da orelha, que é composta por duas partes: o pavilhão auricular e o meato acústico externo. Este caso geralmente ocorre devido a bactérias que invadem a profundidade da pele ou pelo surgimento de fungos, decorrentes do acúmulo de umidade no ouvido.
Otite média
A otite média ocorre no ouvido médio, composto pela porção interna do tímpano e externa da cóclea – responsável pela função auditiva – e região que estabelece relação com o nariz. Esse tipo é mais comum no frio, já que está ligado a doenças habituais de outono e inverno, como resfriados, gripes e infecções respiratórias ou na garganta.
Otite interna
Provavelmente o caso mais grave, a otite interna atinge a parte mais profunda do ouvido, onde se encontram o labirinto e a parte interna da cóclea. Com estruturas delicadas e responsáveis, por exemplo pelo equilíbrio, infecções nessa parte merecem maior atenção do paciente.
Causas e sintomas
Esse distúrbio pode acontecer por qualquer processo inflamatório no ouvido. Geralmente, o que os tipos de otite têm em comum é a presença de microrganismos como vírus, fungos ou bactérias.
Para ajudar você, separamos uma lista com os principais sintomas da otite.
- Dor de ouvido leve ou grave
- Coceira na orelha
- Sensação de calor e vermelhidão
- Febre
- Secreções amareladas, esverdeadas ou sanguinolentas saindo do ouvido
- Perda de apetite
- Vômitos
- Dor de cabeça
- Zumbido
- Sensação de pressão no ouvido e som abafado
Em todos os casos é recomendado que o paciente procure por uma avaliação médica devido ao risco de complicações auditivas por falta de tratamento.
Relação da otite com a perda auditiva
A otite pode levar a perda auditiva? Essa é uma das dúvidas mais frequentes em relação a doença e a resposta é sim! Sem tratamento, pode ocorrer acúmulo de secreção no ouvido, imobilização dos ossículos ou rompimento do tímpano.
Caso chegue a esse ponto, o uso de um aparelho auditivo aparece como opção para recuperar a qualidade de vida e bem-estar do paciente. Neste caso, é importante procurar um especialista para auxiliar na adaptação e escolha do aparelho auditivo certo.
Conte com a Davox
Está com dificuldades para ouvir? Conte com a Davox! Com aparelhos tecnológicos e inovadores, nosso objetivo é contribuir com a sua saúde auditiva.
Conheça nossos aparelhos auditivos em nosso site. Entre em contato com a nossa central de atendimento pelo número (48) 3771-8582 ou Whatsapp (48) 99151-0065. Estamos preparados para receber você, até o próximo artigo!