Davox
01/11/2023
Gostou desse conteúdo? Compartilhe!

Zumbido no ouvido: 10 causas, como aliviar e tratar

Seja ao se deitar, devido às mudanças climáticas ou por alguma exposição a ruído intenso, o zumbido no ouvido pode ser causado por diversos fatores, gerando um grande incômodo. 

Neste artigo, vamos explorar o que é zumbido no ouvido, bem como suas principais causas, diagnóstico, tratamentos e muito mais. Boa leitura!

O que é zumbido no ouvido?

O zumbido no ouvido, também conhecido como tinnitus, pode ser definido como a percepção de sons na ausência de uma fonte sonora externa.

Geralmente, o zumbido é uma percepção auditiva exclusiva do paciente, tornando-o desafiador de ser investigado.

A natureza do zumbido pode variar, com algumas pessoas descrevendo-o como um chiado, apito, batida semelhante a um coração ou até mesmo cliques e estalos.

Além disso, o zumbido pode afetar um ou ambos os ouvidos, variando em intensidade, podendo ser discreto, alto ou oscilar ao longo do dia.

É importante destacar que o zumbido é um sintoma, não uma doença específica, o que significa que suas causas são diversas. Embora possa ocorrer em qualquer faixa etária, é mais comum em idosos.

Como identificar o zumbido?

O zumbido no ouvido apresenta diversas características que podem ajudar na sua identificação. Quanto mais facilmente o paciente puder reconhecê-las, mais eficaz será o diagnóstico médico e o tratamento. 

Por isso, é importante prestar atenção a alguns sinais e informações que abordaremos a seguir:

  • Frequência: se o barulho é contínuo ou intermitente;
  • Causa: nem sempre é possível ter certeza da causa do zumbido antes da confirmação do diagnóstico médico, no entanto, pode haver sintomas relacionados a possíveis causas;
  • Intensidade ou volume: se é única ou varia ao longo do tempo;
  • Localização: em um ou em ambos os ouvidos;
  • Monofônico (sempre o mesmo tipo de som) ou polifônico (quando há a percepção de vários tipos de sons);
  • Fatores que alteram o zumbido como: estresse, ambiente silencioso, ingestão de um determinado alimento ou bebida, movimentos do pescoço e da cabeça, apertar os dentes, entre outros;
  • Sintomas associados: perda de audição, cefaleia, tontura, insônia, dores na mandíbula ou incômodos com sons do ambiente.

Quais são as principais causas?

As causas do zumbido no ouvido são variadas, uma vez que os canais auditivos estão interligados com várias áreas da face, possibilitando que problemas em regiões como a garganta e os seios da face afetem o ouvido. 

Dentre as principais causas, destacam-se:

  1. Corpos estranhos e lesões no canal auditivo;
  2. Doenças cardiovasculares ou neurológicas;
  3. Doenças psiquiátricas ou estresse
  4. Excesso de cera;
  5. Envelhecimento;
  6. Infecções e lesões no ouvido;
  7. Medicamentos;
  8. Perda auditiva;
  9. Problemas odontológicos;
  10. Traumas acústicos e barulhos excessivos.

Leia também – 6 doenças auditivas mais comuns

O que pode piorar o zumbido no ouvido?

O zumbido no ouvido pode ser sensível a uma série de fatores e situações que podem agravá-lo. Alguns dos principais elementos que podem piorar o zumbido incluem:

  • Consumo excessivo de cafeína, álcool e tabaco;
  • Desvios de coluna;
  • Diabetes;
  • Fadiga e falta de sono;
  • Momentos de estresse e ansiedade acentuados.

É importante observar que a sensibilidade do zumbido a esses fatores pode variar de pessoa para pessoa. 

Portanto, entender os gatilhos específicos que afetam o seu zumbido e adotar medidas para evitá-los ou reduzi-los pode ser parte do tratamento e gestão do desconforto do zumbido no ouvido.

Quando o zumbido no ouvido é preocupante?

A grande maioria das pessoas vai experienciar zumbido no ouvido em algum momento de suas vidas. Zumbidos temporários, iguais em ambos os ouvidos e desaparecem após alguns segundos, geralmente não são motivo de preocupação.

No entanto, é importante estar atento a situações em que o zumbido no ouvido for persistente e acompanhado de outros sintomas, como perda auditiva, dor de ouvido, tontura ou dor de cabeça.

Além disso, deve-se prestar atenção a zumbidos que afetam apenas um dos ouvidos, especialmente se for de início súbito ou se estiver associado a tontura e vertigem.

Em ambos os casos, é fundamental procurar por uma ajuda médica especializada e realizar os devidos exames para determinar o tratamento mais adequado.

Confira também – Labirintite: qual a relação com a perda auditiva?

Como é o diagnóstico?

Um médico especialista irá realizar o diagnóstico com base em uma avaliação clínica abrangente do paciente. Nesse processo, o médico analisa os sintomas relatados e investiga o histórico familiar do paciente. 

Além disso, para chegar a um diagnóstico preciso, podem ser necessários alguns exames complementares, tais como:

  • Teste de audição;
  • Ressonância magnética;
  • Angiotomografia ou angioressonância;
  • Exames laboratoriais.

É importante observar que o zumbido no ouvido é um sintoma e não uma condição por si só. Portanto, o diagnóstico visa identificar a causa subjacente desse sintoma, permitindo assim a adoção do tratamento apropriado para aliviar o desconforto do paciente.

Veja também – Audiometria: quando realizar?

Quais são os tratamentos para esse desconforto?

Após investigadas todas as possibilidades, o tratamento para o desconforto do zumbido no ouvido visa corrigir a causa subjacente desse sintoma. 

Normalmente, o paciente recebe orientações relacionadas a mudanças no estilo de vida que podem estar influenciando o zumbido. Além disso, o tratamento pode envolver a adoção de algumas técnicas e terapias, tais como:

  • Próteses e aparelhos auditivos;
  • Estimulação elétrica e magnética;
  • Medicamentos receitados pelo médico.

De maneira geral, é importante reconhecer que as causas do zumbido no ouvido podem variar de fatores físicos a psicológicos. Portanto, é crucial prestar atenção aos sinais que o corpo emite ao longo da rotina e buscar orientação médica adequada.

Conte Conosco 

A Davox é uma empresa com mais de 28 anos de experiência no mercado de saúde auditiva. Oferecemos desde o atendimento fonoaudiológico até a venda de aparelhos, incluindo orientações em todas as etapas do cuidado.

Com experiência na área, nossa loja possui o atendimento necessário para orientar você na escolha do novo aparelho auditivo em São José. 

Entre em contato conosco através do nosso telefone (48) 3771-8582 ou WhatsApp (48) 99151-0065. Você também pode entrar em contato e esclarecer suas dúvidas aqui.

Assine nossa newsletter